Câmara aprova Lei para que educadores passem por curso de primeiros socorros

A Câmara de Patrocínio Paulista aprovou na sessão de terça-feira, 19 de junho, o Projeto de Lei 14/2018 que institui a "Semana Lucas" no município. Trata-se de uma semana em que o Poder Público deverá destinar às orientações básicas de primeiros socorros aos educadores das escolas públicas e particulares.

O nome da lei é uma homenagem ao menino Lucas Begalli Zamora. Lucas engasgou com o cachorro-quente servido na hora do lanche em uma excursão, o que o levou à asfixia mecânica em questão de minutos. Ele foi socorrido por equipes de resgate, porém depois de sete paradas cardíacas e 50 minutos de tentativas de reanimá-lo, infelizmente, Lucas se foi aos dez anos de idade. O caso aconteceu em Campinas, em setembro de 2017. A história, no entanto, poderia ter tido um final feliz se as medidas de primeiros socorros tivessem sido colocadas em prática a tempo e corretamente.

A Lei, de autoria da vereadora Néria Lúcio Buzatto, é uma medida de prevenção para evitar casos semelhantes em creches e escolas. Ao justificar a iniciativa, Néria disse que "é importante que funcionários e professores tenham noções básicas de primeiros socorros devido ao grande número de crianças que convivem diariamente. Os primeiros socorros protegem contra maiores danos até a chegada de um profissional de saúde especializado. Se todos soubessem muitas vidas poderiam ser salvas", disse a vereadora.

Ela lembra ainda que os primeiros socorros não exclui a importância e presença de médico, mas o auxílio imediato pode evitar transtornos as vítimas. "Infelizmente nos últimos anos temos convivido com acidentes fatais que envolvem crianças e muitas vezes a mesmas estão em atividades escolares".